Não é incomum as pessoas perguntarem: “Ok, mas o que esse tal de BPM traz de bom? E quais são as dificuldades na implementação? Este artigo é justamente para ajudar a embasar de forma clara e objetiva quais são os benefícios e desafios na implementação do BPM na organização.

A gestão de processos de negócio é uma disciplina que visa integrar e alinhar todos os processos organizacionais de acordo com as diretivas estratégicas estabelecidas pela alta gestão da organização por meio da modelagem, análise, redesenho focado em melhorias e implantação das novas rotinas de trabalho.

Trabalho em equipe Para realizar a integração e realinhamento dos processos e rotinas de trabalho será necessário transformar os processos e garantir a efetividade das suas implementações através do acompanhamento dos seus indicadores e através da gestão da mudança, que garante que as pessoas envolvidas consigam se adequar as novas rotinas de trabalho.

Os principais benefícios da gestão por processos são: a visualização da organização com o foco nos processos orientados ao cliente e a estratégia da organização, bem como a facilidade para se tomar novas decisões sobre os processos, uma vez que os indicadores de desempenho podem ser acompanhados em tempo real. Um benefício que é interessante e peculiar é a cultura que o BPM traz consigo e a visão de transparência que proporciona ao negócio.

Os desafios mais claros que encontramos na implantação da cultura BPM são: a resistência das pessoas contra a mudança das suas rotinas diárias e a quebra do “status quo”, a dependência do apoio da alta gestão para que o projeto de BPM ocorra com sucesso e o quesito tempo /expectativa, já que lidamos com pessoas e é preciso planejar bem as ações para que elas não acabem quebrando a expectativa das pessoas e da organização.

Retratei aqui apenas alguns dos principais pontos positivos e pontos negativos que lidamos diariamente, mas este é um assunto bem longo! E você, tem mais indicações e experiências próprias de pontos positivos e negativos? Deixe o seu comentário!